nossas exposições

O EU SOU realiza exposições de trabalhos visando dar visibilidade e melhorar a autoestima de seus alunos. Confira abaixo o que rolou em cada uma dessas exposições. 

site-18.png

O MURO

NO ESPAÇO ENTRE NÓS

site-19.png

o muro

“O Muro” é uma instalação interativa idealizada pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues e coordenador do Projeto EU SOU a partir de fotos realizadas por 80 crianças e adolescentes moradores do Jacarezinho e co-autores da obra. A instalação pretende dar oportunidade a qualquer contemplador de enxergar através dos olhos de quem mora numa comunidade.

 

A prática de novos olhares promove a ampliação de opiniões, reduz preconceitos, aceita a diversidade; “muros” podem mesmo ser desconstruídos, para que se promova o livre intercâmbio entre culturas.

no espaço entre nós

Nessa exposição, jovens de dois grupos sociais foram convidados a trabalhar juntos, porém sem nunca se encontrarem fisicamente. Os encontros se deram sempre através da arte produzida por eles. Todos têm entre 12 e 15 anos, alguns são moradores da favela do Jacarezinho, na zona norte, outros, alunos de uma escola particular na área central do Rio.

 

O objetivo foi instigar os jovens a pensarem e refletirem sobre suas diferenças e semelhanças. Para o trabalho, através de propostas corporais e recursos visuais, todos foram transformados em sombras e misturados, não havendo mais identificação típica para distingui-los.

O produto artístico final reúne suas produções plásticas e fragmentos de depoimentos, e é apresentado com uma instalação audiovisual.

A exposição contou com uma área interativa onde os visitantes podiam criar suas próprias mandalas, usando réplicas das sombras dos participantes em uma mesa de luz.

 
 

EU SOU JACAREZINHO

Rua Viúva Cláudio 300 lote 1

Jacarezinho - Rio de Janeiro