NOSSAS
EXPOSIÇÕES

O EU SOU realiza exposições de trabalhos visando dar visibilidade e melhorar a autoestima de seus alunos. Confira abaixo o que rolou em cada uma dessas exposições. 

ASSIM ME VEJO

“Assim Me Vejo”, É uma instalação criada pelo artista plástico Helio Rodrigues com a co-autoria de crianças e jovens alunos do Projeto Eu Sou, criadas a partir das questões: “Como eu me vejo?” Como eu acho que me veem? ”. A instalação é composta por 34 telas e um documentário, filmado durante o processo de sua criação.

 

Este trabalho, que ficou em exibição na Casa França Brasil durante o mês de maio de 2019, teve mais de 7000 visitas, recebendo uma média de 300 pessoas por dia. Com a intenção de desconstruir os olhares estereotipados sobre o retrato de crianças e jovens da favela, a mostra contou ainda com palestras que versaram sobre o tema da arte em diálogo com a diversidade, a identidade, e o preconceito. Acreditamos que a exposição “Assim Me Vejo” cumpre um papel de valorização da diversidade e reflexão sobre o conflito entre grupos sociais, temas tão importantes no momento atual.

 
NO ESPAÇO
ENTRE NÓS

Nessa exposição, jovens de dois grupos sociais foram convidados a trabalhar juntos, porém sem nunca se encontrarem fisicamente. Os encontros se deram sempre através da arte produzida por eles. Todos têm entre 12 e 15 anos, alguns são moradores da favela do Jacarezinho, na zona norte, outros, alunos de uma escola particular na área central do Rio. O objetivo foi instigar os jovens a pensarem e refletirem sobre suas diferenças e semelhanças. Para o trabalho, através de propostas corporais e recursos visuais, todos foram transformados em sombras e misturados, não havendo mais identificação típica para distingui-los.

O produto artístico final reúne suas produções plásticas e fragmentos de depoimentos, e é apresentado com uma instalação audiovisual.

A exposição contou com uma área interativa onde os visitantes podiam criar suas próprias mandalas, usando réplicas das sombras dos participantes em uma mesa de luz.

O MURO

“O Muro” é uma instalação interativa idealizada pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues e coordenador do Projeto EU SOU a partir de fotos realizadas por 80 crianças e adolescentes moradores do Jacarezinho e co-autores da obra. A instalação pretende dar oportunidade a qualquer contemplador de enxergar através dos olhos de quem mora numa comunidade.

 

A prática de novos olhares promove a ampliação de opiniões, reduz preconceitos, aceita a diversidade; “muros” podem mesmo ser desconstruídos, para que se promova o livre intercâmbio entre culturas.

EU SOU JACAREZINHO

Rua Viúva Cláudio 300 lote 1

Jacarezinho - Rio de Janeiro