Quem Somos

O EU SOU é um projeto social idealizado pelo artista plástico Helio Rodrigues em 2004. Através da arte-educação, o projeto desenvolve a capacidade criativa e fortalece a identidade de crianças e jovens expostos à invisibilidade social e à violência. Desde 2006, o EU SOU conta com o patrocínio da FQM, atuando na comunidade do Jacarezinho e seu entorno.

Tornar a arte-educação um recurso fortalecedor da identidade, capaz de reduzir a intolerância social e ampliar a capacidade cognitiva de crianças e jovens da periferia.

Alcançar um número cada vez maior de crianças e jovens atendidos, e estender nossa atuação para as escolas públicas da comunidade do Jacarezinho e seu entorno. Ser em 10 anos um projeto referência em arte-educação.

A seriedade, a ética e o profissionalismo são os  princípios que nos estruturam. O engajamento da equipe somado à capacidade de transformar e aprofundar conhecimentos que nos fazem crescer.

Helio Rodrigues

Helio Rodrigues é um arte-educador e artista plástico brasileiro reconhecido nacional e internacionalmente. Durante os anos 70, fundou a escola de artes Atelier Helio Rodrigues, localizada no bairro de Botafogo, RJ, por onde passaram centenas de crianças e adultos. A partir de 2016, fundou o espaço Arte Ação Brasil, com sede na Lagoa, com o principal objetivo de fortalecer a arte-educação como recurso para o desenvolvimento humano.

Helio atua desde 2004 como mentor e coordenador do projeto EU SOU, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro. Como arte-educador, ainda participou como consultor da fundação do Instituto de Arte-Educação, o primeiro instituto voltado para a Arte-Educação no Brasil.

Complexo Jacarezinho

O Complexo do Jacarezinho, localizado na Zona Norte carioca, é um dos maiores conjuntos de favelas da cidade. O complexo, de tão grande, acabou se tornando um bairro totalizando uma área de 440 mil m² e uma população de mais de 36 mil habitantes.

A Unidade de Polícia Pacificadora do Jacarezinho foi inaugurada em 16 de janeiro de 2013 mas infelizmente a violência continua, bem como o tráfico, o medo e a insegurança nas ruas. Além disso, a favela do Jacarezinho é carente de programas sociais e culturais, consistentes e duradouros, principalmente para crianças e adolescentes após o horário escolar.

O bairro do Jacaré, onde se localiza a Favela do Jacarezinho, abriga o Laboratório Farmoqúímica - FQM, uma indústria farmacêutica com mais de 70 anos no mercado que realiza diversas ações sociais junto a seus moradores, sendo a principal delas o Projeto EU SOU.

NOSSA
EQUIPE
HELIO RODRIGUES
COORDENADOR GERAL

Artista plástico e arte-educador. Mentor e coordenador geral do Projeto Eu Sou, que desde 2004 leva arte-educação para crianças e adolescentes em situação de risco. Nos anos 70 fundou o Atelier Helio Rodrigues e em 2016 o Arte Ação Brasil.

Desde sempre promove a importância da arte-educação através de cursos, workshops, palestras, consultorias em escolas e instituições e iniciou em 2011 a apresentação de instalações caracterizadas pela união dos seus dois universos: artista plástico e arte-educador.

Tem levado a sua arte e suas experiências com a arte-educação pelo Brasil e fora do país, em lugares como: Chile, França, Bélgica, Alemanha e EUA.

ANDREA BACELLAR
COORDENADORA

Pós-graduada em psicopedagogia com especialização em Práticas Psicomotoras. Andrea é professora do projeto EU SOU desde 2006, sendo coordenadora do projeto desde 2016. Atualmente é a responsável pelo CAED – Capacitação em Arte-educação e pela Formação de monitores. 

ARIEDSON SIQUEIRA
PROFESSOR
JULIANA GOMES RANGEL
PROFESSORA

Estudante de arquitetura e formado FORMAe, curso de Formação em

arte-educação com o Prof. Helio Rodrigues.

Iniciou como monitor, depois assistente e hoje é professor no projeto EU SOU.

Formada em Psicologia, arte-educação pelo FORMAe e arteterapia pelo Baalaka, Juliana foi a primeira professora do projeto EU SOU em 2004 na Sulacap e ingressou no núcleo do Jacarezinho desde 2006. Atualmente, também trabalha com artes no Caps AD – Magé e  como professora de artes no Arte Conecta do Arte Ação Brasil.

LUCIANA DA SILVEIRA
PROFESSORA

Professora do projeto EU SOU desde 2010 e assistente do Prof. Helio Rodrigues no curso FORMAe desde 2016. Também coordena a equipe de professores do curso Arte Conecta oferecido pelo Arte Ação Brasil, dentro de várias escolas do Rio de Janeiro. Coordena o projeto EU SOU ARTE –  núcleo Tijuquinha, RJ.

MAGALY HENRIQUES
PROFESSORA

Formada em estatística pelo ENCE, Cerâmica e em arte-educação no FORMAe.

Atua como professora no projeto Eu Sou.

RODRIGO ALVES DA SILVA
PROFESSOR

Formado pelo Jovem Monitor e posteriormente pelo FORMAe, atuou como monitor no projeto EU SOU por dois anos. Hoje trabalha como professor no EU SOU e no curso Arte Conecta do Arte Ação Brasil.

THIAGO CUNHA GOMES
PROFESSOR

Formado em arte-educação pelo FORMAe, cursou dois anos de Pedagogia e atualmente cursa a Faculdade de Filosofia.

Atua como professor no Projeto EU SOU e no curso Arte Conecta, promovido pelo Arte Ação Brasil.

 

Assistente do Prof. Helio Rodrigues no curso FORMAe desde 2009 em todos os núcleos. Professor de artes em várias oficinas e workshops em eventos do Arte Ação Brasil.

AMANDA BRANDÃO
ASSISTENTE

Formada pelo curso "Jovem Monitor" no EU SOU, atuou como monitora no projeto por dois anos antes de se tornar professora-assistente em 2017. Também atuou como arte-educadora na exposição "No Espaço entre Nós" na Cidade das Artes, RJ. Atualmente está se formando em música na Escola Villa-Lobos.

ANDREZA
ARRUDA
ASSISTENTE

Formada pelo CAED - Capacitação em Arte-educação, atuou como arte-educadora nas exposições "O Muro" e "No Espaço Entre Nós" na Cidade das Artes, RJ, em 2017 e hoje atua como professora-assistente no Projeto EU SOU. Em formação através do FORMAe – Formação em Arte-educação com o Prof. Helio Rodrigues.

MARCELA NASCIMENTO
ASSISTENTE

Formada no curso Jovem Monitor do Projeto Eu Sou. Atuou como monitora no projeto por dois anos, antes de se tornar professora assistente em 2017. Também atuou como arte-educadora na exposição “No Espaço Entre Nós” na Cidade das Artes, RJ.

Em formação através do FORMAe – Formação em Arte-educação com o Prof. Helio Rodrigues.

EU SOU JACAREZINHO

Rua Viúva Cláudio 300 lote 1

Jacarezinho - Rio de Janeiro